domingo, 31 de março de 2013

Curiosidades:Carnaval, Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi...



Vamos  entender mais um pouco as datas da nossa igreja?!!!



Pouca gente sabe, mas a terça-feira de CARNAVAL ocorre 47 dias antes da Páscoa;

QUARESMA são os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos;

O  Domingo de RAMOS é o que antecede o domingo da Páscoa;

Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa;

Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

A quinta-feira da ASCENSÃO ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de PENTECOSTES vem 10 dias depois da Ascensão.

Corpus Christi  É realizada  60 dias após a Páscoa na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "festa de preceito", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Ufa! cansei para entender os cálculos, por isto aconselhamos a participação de todos em todos os eventos da igreja, já que, só com a prática para entender tudo.


Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi

http://ghiorzi.org/portug2.htm

Páscoa

Enfim chegou o grande dia: Jesus ressuscitou para a alegria de todos.

Ontem, 30/03/2013, aprendemos durante a celebração do sábado de aleluia que, a partir de agora, os hinos de louvores que estavam silenciados durante todo o período da quaresma voltam a serem cantados, além disto, aprendemos também que a páscoa não se resume a um único dia ou uma unica celebração, mas ela se manterá presente durante todas as celebrações desta semana, afinal é uma festa muito grandiosa para se resumir a um único dia.

Assim como acontecia nas festas de casamento da antiguidade, o nosso casamento com Jesus durará uma semana inteira por isto, durante os próximos oito dias o padre dirá ao término das celebrações:
"Vamos em paz que o Senhor nos acompanhe, Aleluia! Aleluia!"
e nós responderemos:
"Amém, Aleluia! Aleluia!"

Feliz Pascoa para todos!

Reflexão sobre a Páscoa

Belíssima:



"Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos. O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: “O meu Senhor está no meio de nós”. E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito”. E tomando-o pela mão, disse: “Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: ‘Saí!’; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’; e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’ Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa. Por ti, eu, o teu Deus, me tornei teu filho; por ti, eu, o Senhor, tomei tua condição de escravo. Por ti, eu, que habito no mais alto dos céus, desci à terra e fui até mesmo sepultado debaixo da terra; por ti, feito homem, tornei-me como alguém sem apoio, abandonado entre os mortos. Por ti, que deixaste o jardim do paraíso, ao sair de um jardim fui entregue aos judeus e num jardim, crucificado. Vê em meu rosto os escarros que por ti recebi, para restituir-te o sopro da vida original. Vê na minha face as bofetadas que levei para restaurar, conforme à minha imagem, tua beleza corrompida. Vê em minhas costas as marcas dos açoites que suportei por ti para retirar de teus ombros o peso dos pecados. Vê minhas mãos fortemente pregadas à árvore da cruz, por causa de ti, como outrora estendeste levianamente as tuas mãos para a árvore do paraíso. Adormeci na cruz e por tua causa a lança penetrou no meu lado, como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu lado curou a dor do teu lado. Meu sono vai arrancar-te do sono da morte. Minha lança deteve a lança que estava dirigida contra ti.
Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, já não te coloco no paraíso mas num trono celeste. O inimigo afastou de ti a árvore, símbolo da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus. Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o reino dos céus preparado para ti desde toda a eternidade”.

Autor Desconhecido, século IV

sábado, 30 de março de 2013

Homilia da Vigília Pascal - Card. Jorge Mario Bergoglio s.j - 2012



No dia -7 de abril de 2012 foi publicado no blogg do Arcepispo de Buenos Aires a homilia Pascal. acompanhemos a reflexão do atual Papa Francisco para o momento:


Texto sem tradução:

            A la madrugada salieron de su casa hacia el sepulcro. Antes habían comprado los perfumes para ungir el cuerpo de Jesús. Preparando todo, prácticamente habían pasado la noche en vela hasta que hubiera luz suficiente para ir apenas salido el sol. Nosotros también esta noche estamos en vela, no preparándonos para ungir el cuerpo del Señor sino recordando las maravillas de Dios en la historia de la humanidad. Principalmente recordamos que Él aquella misma noche de la gran maravilla la pasó en vela: “El Señor veló durante aquella noche para hacerlos salir de Egipto” (Ex. 12:42) Esta vigilia responde a un mandato de gratitud: “por eso todos los israelitas deberán velar esa misma noche en honor del Señor a lo largo de las generaciones” (ibid).
 Igual que a los Israelitas es posible que nuestros hijos, nuestros conocidos, nos pregunten el porqué de esta vigilia. La respuesta ha de surgir de lo más hondo de nuestra memoria de pueblo elegido del Señor: “con el poder de su mano el Señor nos sacó de Egipto, donde fuimos esclavos” (Ex. 13: 13:14). Así es; “ésta es la noche en que el Señor sacó de Egipto a nuestros Padres, los hijos de Israel, y los hizo pasar a pie por el mar Rojo”; “la noche que disipó las tinieblas de los pecados con el resplandor de una columna de fuego” (cfr. Ex. 13:21); la noche en que nosotros, pecadores, somos restituidos a la gracia; “la noche en que Cristo rompió las ataduras de la muerte y surgió victorioso de los abismos”. Esta es la noche en la que se consolida la libertad. Por eso “esta noche es clara como el día”
 Con la luz de lo que celebramos en esta vigilia seguirá adelante nuestra vida y, como les pasó a nuestros Padres en el desierto, nos sucederá también a nosotros. Muchas veces las dificultades, las distracciones del camino, los dolores y penas, obnubilarán el gozo e incluso la certeza de esta libertad regalada, y podremos llegar hasta la añoranza de las “cosas lindas” que tenía la esclavitud, los ajos y la cebollas de Egipto (cfr. Num.11: 4-6); incluso puede dominarnos la impaciencia y llevarnos a optar por la coyuntural inmediatez de los ídolos (cfr. Ex. 32: 1-6). En esos momentos pareciera que el sol se esconde, vuelve la noche y la libertad regalada entra en eclipse. A María Magdalena, a María de Santiago y a Salomé, con el día ya amanecido, se les vino encima otra noche, la noche del miedo, y “salieron corriendo del sepulcro” (Mc. 16: 8).
Salieron corriendo sin decir nada a nadie. El miedo les hizo olvidar lo que acababan de escuchar: “Ustedes buscan a Jesús de Nazareth, el Crucificado. Ha resucitado, no está aquí”. El miedo las enmudeció para que no pudieran proclamar la noticia. El miedo les paralizó el corazón y se acaracolaron en la seguridad de un fracaso seguro en vez de dar lugar a la esperanza, ésa que les decía: vayan a Galilea, allí lo verán. Y así también nos sucede a nosotros: como ellas le tenemos miedo a la esperanza y preferimos acovacharnos en nuestros límites, mezquindades y pecados, en las dudas y negaciones que, bien o mal, nos prometemos poder manejar. Ellas venían en son de duelo, venían a ungir un cadáver… y se quedan en eso; así como los discípulos de Emaús se encapsulan en la desilusión (cfr. Lc. 24: 13-24). En el fondo, le tenían miedo a la alegría. (cfr. Lc. 24; 41).
 Y la historia se repite. En esas noches nuestras, noches de miedo, noches de tentación y prueba, noches en que quiere reinstalarse la esclavitud vencida, el Señor sigue velando como lo hizo aquella noche en Egipto; y con palabras dulces y paternales nos dice: “¿Por qué están turbados y se les presentan esas dudas? Miren mis manos y mis pies, soy yo mismo. Tóquenme y vean” (Lc. 24: 39) o, a veces con un poco más de energía: “¡Hombres duros de entendimiento, cómo les cuesta creer todo lo que anunciaron los profetas! ¿No era necesario que el Mesías soportara esos sufrimientos para entrar en la gloria?” (Lc. 24: 25-26). El Señor Resucitado siempre está vivo a nuestro lado.
 Cada vez que Dios se manifestaba a un israelita procuraba disiparle el miedo: “No temas”, le decía. Lo mismo hace Jesús: “no temas”, “no tengas miedo”. Es lo que el Ángel les dice a estas tres mujeres a las que el miedo las impelía a optar por el velorio.  Esta noche de vigilia digámosnoslo unos a otros: no tengas miedo, no temamos; no esquivemos la certeza que se nos impone, no rechacemos la esperanza. No optemos por la seguridad del sepulcro, en este caso no vacío sino lleno de la inmundicia rebelde de nuestros pecados y egoísmo. Abrámosnos al don de la esperanza. No temamos la alegría de la Resurrección de Cristo.
 Esa noche también Ella, la Madre, estaba en vela. Sus entrañas le hacían intuir la cercanía de esa vida que concibiera en Nazareth y su fe consolidaba la intuición. A Ella le pedimos que, como primera discípula, nos enseñe a perseverar en la vigilia, nos acompañe en la paciencia, nos fortalezca en la esperanza; le pedimos que nos lleve hacia el encuentro con su Hijo Resucitado; le pedimos que nos libre del miedo, de tal manera que podamos escuchar el anuncio del Ángel y también salir corriendo… pero no de susto sino para anunciarlo a otros en esta Buenos Aires que tanto lo necesita.
Buenos Aires, 7 de abril de 2012

Card. Jorge Mario Bergoglio s.j.


Texto traduzido no Google Tradutor

Homilia do Arcebispo na Vigília Pascal

            
Ao amanhecer, saiu de casa para o túmulo. Antes eles compraram o perfume para ungir o corpo de Jesus. Preparar tudo, tinha passado quase toda a noite até que fosse leve o suficiente para ir logo após o nascer do sol. Também nesta noite sem dormir, não se preparando para ungir o corpo do Senhor, mas recordando as maravilhas de Deus na história da humanidade. Principalmente lembrar que na mesma noite da grande maravilha foi gasto na vela: "O Senhor viu naquela noite para trazê-los para fora do Egito" (Êxodo 12:42) Esta vigília responde a um mandato de gratidão: "para todos Israel deve garantir que noite em honra do Senhor ao longo das gerações "(ibid).

 
Como os israelitas é possível que nossos filhos, nossos conhecidos, nós queremos saber porque esta vigília. A resposta é a emergir das profundezas de nossa memória do povo escolhido do Senhor ", com o poder de sua mão o Senhor nos tirou do Egito, onde eram escravos" (Ex. 13: 13:14). Assim, "esta é a noite do Senhor do Egito para que os pais, os filhos de Israel, e os fez passar a pé através do Mar Vermelho", "a noite que espalhou a escuridão do pecado com o brilho de um pilar de fogo "(cf. Êx 13:21), na noite em que nós, pecadores são restaurados à graça", a noite em que Cristo rompeu os laços da morte e saiu vitorioso do abismo ". Esta é a noite em que se consolida a liberdade. Assim, "esta noite é clara como o dia"

 
À luz do que comemorar neste vigília vai continuar nossas vidas e, como aconteceu com os nossos antepassados ​​no deserto, que vai acontecer conosco. Muitas vezes, as dificuldades, as distrações da estrada, dores e dores, e até mesmo a alegria obnubilarán confiante de que esta liberdade dada, e nós conseguimos a nostalgia das "coisas boas" que tiveram o alho escravidão, e cebolas Egito (cf. n º 11: 4-6), mesmo impaciência pode dominar e levar-nos a escolher o imediatismo conjuntural de ídolos (cf. Ex 32, 1-6). Nesses momentos parece que o sol se põe, a noite torna-se gracioso e liberdade entra eclipse. A Maria Madalena, Maria de Tiago, e Salomé, eo dia amanheceu, eles vieram na noite passada, a noite de medo, e "fugiu do túmulo" (Marcos 16: 8).
Eles correram sem avisar ninguém. O medo fez esquecer o que acabara de ouvir: "Você procura Jesus de Nazaré, o crucificado. Ele ressuscitou, não está aqui. " Temer o silêncio para que eles não poderiam proclamar a notícia. Temo-los paralisados ​​coração acaracolaron e segurança em determinada falha em vez de dar lugar à esperança, que eles disseram que vão à Galiléia, lá você vai ver. E isso também acontece para nós: como nós temos medo deles e preferem esperar acovacharnos em nossos limites, mesquinharias e pecados, dúvidas e negações, bom ou mau, que prometem segurar. Eles estão vindo de luto, veio para ungir um cadáver ... e deixar por isso mesmo, assim como os discípulos de Emaús são encapsulados em decepção (cf. Lc 24. 13-24). Basicamente, tínhamos medo à alegria. (Cf. Lc. 24, 41).

 
E a história se repete. Naquelas noites nossa, noites de tentação, medo e julgamento noites, noites em que você quer superar a escravidão reinstalado, o Senhor continua a ver como ele fez naquela noite no Egito, e com palavras doces e paternos diz: "Por que perturbados e eles desenvolvem estas dúvidas? Vede as minhas mãos e os meus pés, sou eu mesmo. Tocai em mim e vede "(Lucas 24: 39) ou, por vezes, com um pouco mais de energia," os homens duros de entendimento, como eles não podem acreditar em tudo o que os profetas falaram! Não deveria o Messias de sofrer essas coisas para entrar na glória "(Lc 24, 25-26)?. O Senhor ressuscitado está sempre viva entre nós.

 
Toda vez que Deus manifestou um israelita procurou medo disiparle: "Não tenha medo", disse ele. Então faz Jesus: "Não tenhais medo", "não tenha medo". Isto é o que o anjo diz para as três mulheres que temem o impeliu a optar por uma visão. Hoje à noite digámosnoslo acordar uns aos outros: não tenha medo, não medo; esquivemos não é certo que não é imposta, rejeitar a esperança. Não optar pela segurança do túmulo, neste caso, não vazio, mas cheio de pecados sujeira rebeldes e egoísmos. Abrámosnos o dom da esperança. Não tenha medo da alegria da Ressurreição de Cristo.

 
Naquela noite, também ela, a mãe, estava acordado. Suas entranhas o fez sentir a proximidade de que a vida concebida em Nazaré e intuição fé consolidada. Pedimos-lhe que, como primeira discípula, ensina-nos a perseverar na vigília, a paciência com a gente, nos fortalecer na esperança, pedimos que você traz para o encontro com o Filho ressuscitado, pedimos que livre do medo , para que possamos ouvir a mensagem de um anjo e correr ... mas não de susto, mas de anunciar aos outros neste Buenos Aires que precisar.
Buenos Aires, 07 abril de 2012

 Card. Jorge Mario Bergoglio s.j

3º dia do Triduo Pascal: Sábado de Aleluia.




Vamos todos nos preparar para a Vigília Pascal.

A cerimônia desta data começa fora da igreja com o batismo do fogo. Acende-se uma fogueira e depois de benze-la, acendemos com aquele fogo o círio pascal, uma grande vela que lembra o Cristo como uma luz que não se apaga. Esses símbolos representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas.
 

Na missa do Sábado de Aleluia, a comunidade volta a cantar os chamados Hino de Louvor, silenciados durante toda a quaresma.
 

Depois da homilia, a comunidade é convidada a renovar as promessas de seu batismo. Antigamente, nesta noite, os cristãos costumavam receber os sacramentos do batismo, da eucaristia e da crisma, todos de uma vez. 


Hoje, Sábado de Aleluia é marcado por vigília e Batismo dos jovens a partir dos 14 anos que passaram o ultimo ano se preparando para este momento. 

Vamos todos presenciar este momento, não percam!

TROCARAM O SANGUE PELO CHOCOLATE






"A páscoa do comércio trocou o cordeiro pelo coelho e o sangue pelo chocolate. O que tem a ver o coelho e o chocolate com a páscoa? Nada! Assim, os símbolos da páscoa foram retirados para construir na mente das pessoas um novo conceito de páscoa, uma páscoa gastronômica, e não a páscoa da salvação. A verdadeira páscoa, fala de Jesus, o cordeiro pascal, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Fala de seu sangue vertido na cruz para nos purificar de todo pecado. Fala de sua vitória sobre a morte e de nossa plena redenção nele. Voltemos à páscoa verdadeira!"

Hernandes Dias Lopes.

Nota nossa: O coelho representa a multiplicacao rápida dos cristaos, mas fora desse contexto, de fato o coelho se torna inútil.



Fonte:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=513866735337947&set=a.496425440415410.110180.496423647082256&type=1&theater 

Páscoa



- Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos.
- Porque, pela vossa Santa Cruz, redimistes o mundo.


Partilha Pascal



Hoje à noite, após a Ceia Eucarística, haverá um lanche comunitário na porta da Matriz. Será um café, um suco, algo simples mas será a nossa partilha pascal, sinal de família unida, igreja, somos povo ressuscitado!

Leve algo para partilharmos!

O Sermão das Sete Palavras



Ontem após a procissão do Senhor Morto a comunidade Brumadense se reuniu na igreja Matriz para ouvir do padre Eutrópio Aécio a pregação do Sermão das sete palavras que Cristo proferiu na cruz. todas as palavras estavam voltadas para o pensamento e comportamento da juventude.

Por ainda não ter consegudo o original aqui vai um resumo do que pudemos ouvir na celebração.


As sete palavras de Jesus na cruz são uma coleção de sete breves frases que, segundo a tradição, foram pronunciadas por Jesus durante sua crucificação. Estas frases – ou palavras, em seu sentido lato – são objeto de uma devoção especial e de meditação principalmente durante a Semana Santa, entre os Cristãos, e foram recolhidas dos Evangelhos. Sua ordem e expressão variam ligeiramente entre os diversos Evangelhos, e seu conjunto completo não é encontrado em nenhum deles.

Primeira palavra

“Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem”
(Lucas 23, 34).
Esta primeira frase foi dita em forma de prece para que Deus perdoasse a ignorância daqueles que o crucificavam: os soldados romanos e a multidão que o acusava. Esta prece reflete e confirma uma exortação anterior de Jesus, quando instava a seus seguidores que amassem e perdoassem seus inimigos (Mateus 5, 44). Alguns manuscritos antigos omitem a menção àquela frase

Segunda palavra

“Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso
(Lucas 23, 43).
No momento em que Jesus é crucificado, dois ladrões também o são, e suas cruzes se erguem ladeando a de Jesus. O ladrão à sua direita reconhece sua inocência, e pede que seja lembrado quando Jesus entrar em seu Reino, e Jesus lhe responde dessa forma.
A versão original nos manuscritos gregos não traz pontuação, permitindo alguma confusão de sentidos pelo possível deslocamento da prosódia, gerando a alternativa “Em verdade, eu te digo (que) hoje, estarás comigo no Paraíso”. Alguns manuscritos dos séculos posteriores contêm pontuação, mas com variação da posição da vírgula. Esta dubiedade tem sido causa de debates entre Católicos e Protestantes sobre a existência ou não de um estágio intermediário entre a vida física e o Paraíso, chamado de Purgatório. Aparentemente, a aceitação da versão sem pausa após hoje, como consta no subtítulo, exime o chamado Bom Ladrão de uma passagem pelo Purgatório, e tem sido invocada pelos Protestantes para negarem sua existência.

Terceira palavra

“Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe”
(João 19, 26-27).
Jesus, do alto da cruz, contempla os poucos amigos que o seguiram até o Calvário e, com aquelas palavras, confia seu discípulo, cujo nome não é citado, mas se crê que seja João, aos cuidados de sua mãe Maria, e ela a ele. A Igreja Católica costuma tomar esta incumbência simbolicamente, como Maria sendo entregue a toda a Igreja nascente, como imagem de sua Maternidade Universal e como uma prova de que ela não tinha outros filhos que pudessem cuidar dela. Se existissem, tal afiliação seria considerada insultuosa aos negligenciados irmãos de Jesus, no contexto da cultura judaica do Século I.

Quarta palavra

“Eli, Eli, lama sabachthani?
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
(Mateus 27, 46; Marcos 15, 34).
Esta frase é uma que se destaca no conjunto, por ter sido a única registrada tanto por Marcos como por Mateus, e por ter sido transmitida a nós em uma outra linguagem, o aramaico. Expressa o sentimento de total abandono experimentado por Jesus em seu sacrifício e a necessidade de enfrentar a agonia sem qualquer valimento, nem mesmo o divino, a fim de cumprir seu desígnio e realizar sua obra de salvação.

Quinta palavra

“Tenho sede”
(João 19, 28).
Aqui fica patente a natureza humana de Jesus. Não se tratava de uma reclamacão ou de um pedido, mas de uma afirmação clara de que Ele era de carne e osso, tinha fome e sede como todos os humanos. E é por isso que Ele se compadece de nós, pois Ele conhece todas as nossas dores (Hebreus 4, 15).

Sexta palavra

“Está consumado”
(João 19, 30).
Jesus declara que tudo o que devia ser feito foi cumprido. Esta palavra é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em prol de todos os homens.

Sétima palavra

“Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”
(Lucas 23, 46).
Terminada sua agonia, Jesus se abandona aos cuidados de seu Pai e, assim fazendo, expira.

Fonte:
 

Um certo Galileu - Pe. Zezinho

Belíssima canção que nos faz refletir sobre a paixão de Cristo na cruz:


2º DIA DO TRÍDUO PASCAL: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO.



A sexta-feira é um dia de reflexão sobre a morte de Jesus, meditando sobre as sete palavras que ele pronunciou antes de morrer. Celebramos neste dia, de forma solene, porém sóbria, e no profundo silêncio, o mistério do Cristo que se doa na cruz para a salvação do mundo. É o único dia do ano em que nenhuma igreja do mundo se celebra a missa na Sexta-feira Santa.

Ás 15 h, é feita Celebração da Paixão do Senhor, em que há a liturgia da palavra, a adoração da Cruz e comunhão eucarística com hóstias consagradas no dia anterior – já que também não é celebrado nenhum sacramento neste dia.

Logo após a celebração, é realizada a Procissão do Senhor Morto.
Por conta da comemoração da morte de Jesus, somente após a Vigília Pascal (iniciada na noite do sábado) a Igreja volta a realizar os sacramentos.

fonte das fotos:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=408524642509459&set=a.356824034346187.100862.100000557818080&type=1&theater


1º DIA DO TRÍDUO PASCAL: QUINTA-FEIRA SANTA - EUCARISTIA É LAVA-PÉS!!!





Cristo celebra a Páscoa judaica com seus discípulos e ali institui a Páscoa cristã. No sinal do pão e do vinho, o seu Corpo e Sangue doados como sacrifício de vida e salvação, que nos fará passar da terra da escravidão, do pecado, da morte e das trevas, para o reino da vida nova, da graça, da salvação..
Celebramos a instituição do sacramento da Eucaristia, memorial perene e atualizador da entrega do Filho na Cruz, sua morte e ressurreição. Celebramos também a instituição do sacerdócio cristão quando pediu ao seus que celebrassem perpetuamente em sua memória este gesto de doação plena. Recordamos também que o Senhor, no contexto da última ceia narrada pelo evangelista João, deixou o seu mandamento, o novo mandamento (Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei) e, de forma exemplar ,"lavou os pés dos discípulos" demonstrando qual deve ser a atitude da sua comunidade de discípulos: serviço, fraternidade e doação...
O Senhor viveu a sua paixão com a consciência de ser o sinal maior do seu serviço à humanidade. Com Ele queremos viver estes 3 dias, meditando, bebendo do "mistério pascal", entregando-nos e oferecendo-nos com Ele ao Pai para que o mundo tenha vida...
Boa celebração hoje e boa vivência do Sagrado Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nosso Senhor...


Fonte:

http://www.facebook.com/eutropio.aecio?fref=ts 
 
Leia mais a respeito do dia no link a seguir:

http://www.gotquestions.org/Portugues/Quinta-feira-Santa.html 

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/bispo/41.htm

Cerimônia do Encontro em Brumado



Um momento belíssimo em nossa paróquia que contou com a presença de vários jovens, vestidos de branco, que rogavam a Deus também pela paz  em nosso municipio.




Para quem perdeu a Procissão do Encontro e a Via Sacra da Juventude pelas ruas da cidade leiam o comentário o Link Abaixo:


http://www.brumadourgente.com.br/noticia/98a9a222db81656f0a/celebracoes-da-semana-santa-mostram-a-forca-da-tradicao-catolica-em-brumado-/

Programaçao da Semana Santa - Paróquia Bom Jesus - Brumado




PROGRAMAÇÃO DO TRÍDUO PASCAL! Celebramos com fé e devoção o Mistério Pascal, centro da nossa espiritualidade cristã! Fiquem atentos para as celebrações...

QUINTA FEIRA – DIA 28/03

Inicia-se o Tríduo Pascal onde recordamos a Ceia do Senhor, quando Ele na véspera da sua Paixão e Morte despede-se dos apóstolos na última Ceia. Neste dia Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Deixa-nos o seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e exemplarmente lava os pés dos discípulos, lembrando qual deve ser a nossa atitude como seus seguidores.

MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA-PÉS)
17h - Santa Rita (Pe. José Silva)
19h30 - Matriz (Pe. Eutrópio)
19h30 - São Cristovão (Pe. Sandro)
Noite de vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Todos os grupos das comunidades devem participar. Adoração até a meia-noite

SEXTA FEIRA – DIA 29/03

Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total a carne e acompanha no silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total na cruz. Sacrifício de vida para a salvação da humanidade.

15h: Celebração da Paixão do Senhor
– Matriz (Pe. Eutrópio)
– São Cristóvão (Pe. Sandro)
– Santa Rita (Pe. Zé Silva)
19h30min – Matriz – Procissão do Senhor Morto, caminhada silenciosa e veneração à imagem do Senhor Morto (Com. Matriz) com Sermão das 7 palavras (Pe. Eutrópio)

SABADO SANTO – DIA 30/03

Celebramos a Vigília Pascal.
A Vida quer a vida e não a morte. A ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. Benção do fogo, leituras bíblicas, renovação dos compromissos do batismo, Bênção da água batismal e batismo dos catecúmenos.

06h: Matriz – Ofício da Paixão
20h: Matriz - Vigília Pascal (batismo de adultos) – Pe. Eutrópio
20h: Santa Rita – Vigília Pascal – Pe. Zé José Silva
20h: São Cristovão - Vigília Pascal (batismo de adultos) – Pe. Sandro

quarta-feira, 27 de março de 2013

SUGESTÃO PARA ATIVIDADES

Catequistas,

visitem este blog e verifiquem a variedade de atividades para vocês realizarem com suas criancas!
Eu fiquei empolgada!

http://lucianemaria.blogspot.com.br/

Bom aproveito!

Programação da Semana Santa!




SEMANA SANTA 2013 - PARÓQUIA BOM JESUS-BRUMADO

HOJE: VIA SACRA DA JUVENTUDE E PROCISSÃO DO ENCONTRO
ÀS 19H: UM GRUPO SAIRÁ DA COMUNIDADE SANTA RITA (IMAGEM DE N.SRA. DAS DORES) E OUTRO DA COMUNIDADE SÃO CRISTOVÃO (IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS).
ENCONTRO E SERMÃO NA PRAÇA CEL. ZECA LEITE (DA PREFEITURA) E CONTINUAÇÃO DA VIA-SACRA ATÉ A COMUNIDADE MATRIZ.
PARTICIPE!!!!

terça-feira, 26 de março de 2013

Faltam 9 meses para o Natal!

Belíssima canção para contemplar a visita do anjo Gabriel à Virgem Maria.


25 de Março! Festa da Anunciação à Santa Mãe de Deus!

 Faltam 9 meses para o Natal! 

 

 No dia 25 de março do corrente ano a comunidade de Nossa Senhora de Fátima celebrou o dia da anunciação à santa Mãe de Deus. Com a igreja cheia de fiéis (em especial da legião de Maria) os fiéis renovar seus votos e se consagrarem à Virgem Mãe de Deus.

 Para entender um pouco mais esta festa, faz-se necessário relermos as citações bíblicas abaixo e logo abaixo temos alguns links com reflexões sobre esta data tão especial para todos nós. vamos estudar!
 
25 de Março! Faltam 9 meses para o Natal. Festa da Anunciação à Santa Mãe de Deus! “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”. (São Lucas 1:42)
 

Festa da Anunciação à Santa Mãe de Deus!
“Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.
- São Lucas 1:42
A Anunciação, também conhecida como Anunciação da Virgem Maria, é a celebração cristã do anúncio pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo. Apesar da virgindade, Maria milagrosamente conceberia uma criança, que seria chamada de Filho de Deus. Gabriel disse a Maria ainda que deveria chamar a criança de Jesus ("Salvador"). Muitos cristãos celebram este evento na festa da Anunciação, em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal. De acordo com a Bíblia (em Lucas 1:26), a Anunciação ocorreu no "no sexto mês" da gravidez de Isabel, a prima de Maria e mãe de João Batista.
Tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa mantém que o evento ocorreu em Nazaré, mas discordam da localização precisa. A Igreja da Anunciação marca o lugar segundo a primeira, enquanto que a Igreja Grega Ortodoxa da Anunciação está no lugar preferido pela segunda.
A Anunciação é também um dos amais importantes temas da arte cristã em geral, particularmente durante a Idade Média e o Renascimento.

Uma descrição mais detalhada da Anunciação é feita no Evangelho de São Lucas (Lucas 1:26-38):
“ 26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37. pois para Deus nada é impossível”. 38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se. ”

— Lucas 1:26-38,
Outra, mais breve, está no Evangelho de São Mateus (Mateus 1:18-21):
“ 18. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. 19. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. 20. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. ”
 
 
Alguns Links para ajudar a entender melhor:
 




Bons estudos!

A história da páscoa: vale a pena conferir.


Faça o sinal da cruz!


Linda canção de Padre Zezinho que nos ajuda a refletir a mensagem acima. Ouçamos:

Cronograma de Encontros de preparação para o Batismo (para Pais e Padrinhos)


Amigos,

Todas as pessoas que querem receber o sacramento do Batismo precisam passar por alguns encontros de preparação. Quando se trata de criança até os 7 anos quem se prepara são os pais e os padrinhos e assim, estes preparados, assumem o compromisso de educar seus filhos/afinhados na fé cristã. A partir dos 7 anos os pais e padrinhos continuam assumindo a responsabilidade de seus filhos/afilhados, contudo, a criança também terá que participar de uma preparação através da catequese. 


Segue abaixo o cronograma de preparação para os pais e padrinhos.  trata-se de um encontro de três dias onde será estudado o tema do Batismo. A paróquia Bom Jesus - Brumado - organiza diversas comunidades e horários para que melhor atendam a necessidade de todos e para isto solicitamo a todos que se programem e não deixem para participar dos encontros na ultima hora evitando assim possíveis imprevistos.

 Na relação de dias abaixo descrito os horários são: Matriz, São Cristóvão, Baraúnas, Olhos Dágua e Santa Rita sempre as 19:00h; Santa Tereza, URBIS I, sempre as 19:30h e São Félix as 17:30h.
Além disto, orientamos também a todos para procurarem a comunidade mais próximo da sua casa.

Obs.: Trazer a Bíblia e a certidão de casamento no religioso para os encontros.



Março:


Matriz: 12-13-14
Santa Tereza: 06-07-08
Urbis 1: 04-05-06
São Cristóvão: 18-19-20
São Félix: 21-22-23
Baraúnas: 25-26-27
Olhos D`água: 08-09-10
Santa Rita: 25-26-27

Abril

Matriz: 09-10-11
Santa Tereza: 03-04-05
Urbis 1: 01-02-03
São Cristóvão: 15-16-17
São Félix: 18-19-20
Baraúnas: 22-23-24
Olhos D`água:12-13-14
Santa Rita:22-23-24

Maio

Matriz: 14-15-16
Santa Tereza: 08-09-10
Urbis 1: 06-07-08
São Cristóvão: 20-21-22
São Félix: 16-17-18
Baraúnas:27-28-29
Olhos D`água: 10-11-12
Santa Rita: 27-28-29

Junho

Matriz: 11-12-13
Santa Tereza: 05-06-07
Urbis 1: 03-04-05
São Cristóvão: 17-18-19
São Félix: 20-21-22
Baraúnas: 17-18-19
Olhos D`água: 14-15-16
Santa Rita: 17-18-19 


Em breve postaremos os dias do 2º Semestre de 2013.

Participem!

Programação da Semana Santa em Brumado. Participem!




SEGUNDA FEIRA – 25/03

Manhã e Tarde: Visita e confissões aos doentes (Padres e MECE`s)

16h - Missa no Abrigo: Pe. Eutrópio

19h30min: Celebração comunitária da Penitência:

– São Cristóvão (Pe. Sandro)

– Vila Pres. Vargas (Pe. Eutrópio)

- Malhada Branca (Pe. Zé Silva)

TERÇA FEIRA – DIA 26/03

Manhã – visita e confissão aos doentes

15h: Celebração para os enfermos

– Matriz (Pe. Zé Silva)

- Santa Rita (Pe. Sandro)

– São Cristóvão (Pe. Eutrópio)

19h30min - Celebração Comunitária da Penitência

– Matriz (Pe. Sandro)

– Santa Rita (Pe. Eutrópio)

- Olhos d`Água (Pe. Zé Silva)


QUARTA FEIRA – DIA 27/03
 

Manhã e Tarde - Visita e confissões aos doentes
 

19h – Via-Sacra da Juventude com Procissão do Encontro
 

Setor Jovem e Grupo de Líderes das comunidades
 

Saindo da Santa Rita (N.Senhora das Dores) e da Comunidade São Cristovão (Senhor dos 

Passos) e encontro na Praça Cel. Zeca Leite (Prefeitura). Depois continuação Via-Sacra 

até a Matriz.

Semana Santa






sábado, 23 de março de 2013

Convite!


Catequistas,


Como está a movimentação na sua comunidade? Seja um correspondente! Mande a sua notícia e foto pelo e-mail da Pastoral da Catequese:

Pastoraldacatequese_bdo@hotmail.com


Coleta da Solidariedade



Para quem ainda não entendeu o que é e para que serve visitem os endereços abaixo:

http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-canisio-klaus/8917-coleta-da-solidariedade

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/destaques/coleta-da-solidariedade-dia-24-de-marco-domingo-de-ramos/

Deus abençoe nossos estudos!


Domingo de Ramos



Programação:

DOMINGO DE RAMOS – 24/03/2013

Matriz 8h: - (Pe. Eutrópio)
- concentração no Colégio Estadual de Brumado... procissão para a Matriz

Santa Rita 17h: (Pe. Zé Silva)
- concentração na Praça Cel. Zeca Leite (da Prefeitura)... procissão para a Igreja

São Cristóvão 19h30min - (Pe. Sandro)
– concentração para o início da procissão no Ginásio de Esportes.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Missa dos Santos Óleos




Agora à noite na Catedral de Senhora Sant'Ana: Missa dos Santos Óleos (óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação).
"Nesta santa celebração é consagrado o Crisma e são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos. Com os óleos santos serão celebrados durante todo este ano os sacramentos que nos transmitem a filiação divina e a salvação que Deus opera no mundo através dos seus ministros ordenados para servir todos os seres humanos"(Dom Joaquim Justino).
Estarão presentes todos os padres da diocese, os religiosos e religiosas e os fiéis leigos e leigas. Todos renovarão o seu compromisso, de acordo a sua vocação, com o Reino de Deus, com o anúncio e testemunho do Evangelho. Esta missa é também conhecida como "Missa da Unidade" pois demonstra, de forma mais visível, a unidade da Igreja diocesana em torno do bispo. Geralmente é celebrada na manhã da Quinta-feira santa, mas por razões pastorais, em vista das distâncias geográficas, na nossa Diocese de Caetité é celebrada sempre na quinta-feira que antecede o Domingo de Ramos.

Oremos a Deus!


Fonte:

segunda-feira, 18 de março de 2013

100 da Diocese de Caetité


Não nos esqueçamos que este é também o ano do aniversário da Diocese de Caetité!

Logotipo dos 100 anos da diocese

 
Mapa da diocese



Sites Católicos

Conheçamos algumas fontes de estudos. Esta é para catequistas e eternos catequisandos:


http://www.cancaonova.com/sitescatolicos/

Estudemos!

JMJ - Rio 2013


Não nos esqeçamos que este é o ano da Jornada Mundial da Juventude!

Ensine sua crinça a orar!


Divulgando encontro na São Cristovão


Ajudando a divulgar: Encontro da Divida Misericórdia






Divulgando a Louvadeira Fest

Venham se divertir de forma santa!!!




Vamos aprender a rezar como o Papa Francisco!

UMA BELA ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO - COMPARTILHE!!!






Uma oração em cada dedo.

1. O Polegar é o mais próximo de você. Então comece a orar por aqueles que lhe são mais próximos. Eles são os mais facilmente lembrados. Orar por nossos entes queridos é "uma doce obrigação"!
2. O seguinte é o dedo indicador. Ore por aqueles que ensinam, instruem e curam. Isso inclui mestres, professores, médicos e padres. Eles necessitam de apoio e sabedoria para indicar a direção correta aos outros. Mantenha-os em suas orações sempre presentes.
3. O próximo dedo é o mais alto. Ela nos lembra dos nossos líderes. Ore para que a presidenta, congressistas, empresários e gestores. Essas pessoas dirigem os destinos de nossa nação e orientam a opinião pública. Eles precisam da orientação de Deus.
4. O quarto dedo é o nosso dedo anelar. Embora muitos fiquem surpresos, é o nosso dedo mais fraco, como pode dizer qualquer professor de piano. Ele deve lembrar-nos a rezar para os fracos, com muitos
problemas ou prostrados pela doença. Eles precisam da sua oração dia e noite. Nunca é demais para orar por eles. Você também deve se lembrar de orar pelos casamentos.

5. E finalmente o nosso dedo mindinho, o dedo menor de todos, que é a forma como devemos nos ver diante de Deus e dos outros. Como a Bíblia diz que "os últimos serão os primeiros". Seu dedo mindinho deve lembrá-lo de orar por você. Quando você estiver orado para os outros quatro grupos, suas próprias necessidades estarão na perspectiva correta, e você poderá rezar melhor pelas suas necessidades.

Homilias e Mensagens do Cardeal Jorge Borgoglio



Você pode ler as homilias do Cardeal Jorge Mário Borgoglio, hoje eleito Papa Francisco I.

Vamos conferir!

http://www.arzbaires.org.ar/inicio/homilias.html 

Habemus Papam!!!

No dia 13/03/2013 acabou-se o mistério para a escolha do novo Papa. O cardeal francês Jean-Louis Tauran anunciou o nome do novo Papa:  Cardeal Jorge Mario Bergoglio que escolheu o ser chamado de Papa Francisco.

Seja Bem Vindo Papa Francisco I!!!

 

Campanha da Fraternidade 2013


A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
Este ano temos como tema: "Fraternidade e Juventude" e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).