quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo António de Pádua




Lisboa, 15 de Agosto de 1191-1195 ? - Pádua, 13 de Junho de 1231, seu nome de batismo Fernando Martins de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu entre o século XII e a primeira metade do século XIII, em plena Idade Média.

Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.

É considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é padroeiro de Portugal, e é invocado para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios, para conseguir casamento. A devoção popular o colocou entre os santos mais amados do Cristianismo, É um dos santos honrados nas popularíssimas Festas Juninas.

Santo Antônio de Pádua, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário