Ciclo litúrgico
• O
Ano Litúrgico é o "calendário religioso".
• Por
ele, o povo cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na
Pessoa de Jesus, o Messias.
• O
Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano.
• A
cada ano, vivemos as etapas mais importantes da vida de Nosso Senhor:
nascimento, morte, ressurreição, ascenção, envio do Espírito Santo.
• Por
isso, o Ano litúrgico não pode ser reduzido a um simples calendário de dias e
meses
• Ele
é a presença na forma sacramental-ritual do mistério de Cristo no espaço de um
ano.
• As
missas celebradas e a liturgia das horas de cada dia e de cada festa se
realizam nas leituras e orações
que variam ao longo de cada ciclo.
• No
decorrer do ano a Igreja distribui todo o mistério de Cristo, desde a
encarnação e a natividade, até a ascensão, o Dia de Pentecostes e a
expectativa da feliz esperança e retorno
de do Senhor.
• A
celebração das festas de N. Senhora e dos Santos, é considerada sempre em
relação ao mistério de Cristo
• não
coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no
dia 31 de dezembro.
• O
Ano Litúrgico, por sua vez, começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina
na última semana do Tempo Comum,
• No
ano civil, somos orientados pelas estações: primavera, verão... E pelas festas
cívicas: Carnaval, Tiradentes, Independência...
• No
Ano Litúrgico, nossa caminhada de fé é marcada pelos momentos fortes da vida de
Jesus.
• A
expressão “Ano Litúrgico” começou a ser usada no século XIX, quando surgiu o
Movimento Litúrgico, finalizado à renovação da Liturgia e foi coroado no
Concílio Vaticanos II.
• Há
dois modos de perceber a organização do Ano Litúrgico:
• Por
ciclos e por tempos.
- Por ciclos: ou seja, a partir de fatos importantes da vida de Jesus:
• Ciclo
do Natal: Advento, Natal (com oitava), Sagrada Família, festa da Mãe de Deus,
Epifania e Batismo de Jesus.
- Ciclo da Páscoa: Quaresma, Semana Santa, Tríduo pascal (com oitava,) domingos da Páscoa, Pentecostes.
- Ciclo do tempo comum: é o período mais longo do ano, com 34 domingos.
• Por
Tempos:
- tempo do Advento:
- Tempo do Natal
- Tempo da Quaresma,
- Tempo Pascal
- Tempo Comum.
• O
Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre
três ciclos: A, B,e C.
• No
Ano ou ciclo A, predomina a leitura do Evangelho de São Mateus;
• no
Ano ou ciclo B, predomina a leitura do Evangelho de São Marcos
• e
no Ano ou ciclo C, predomina a leitura do Evangelho de São Lucas.
• Ciclo
do Natal: Advento e Natal
• Advento:
do latim “Adventus”, significa chegada, vinda.
• É
a preparação próxima para a solenidade do nascimento do Salvador e preparação
para a vinda definitiva de Jesus.
• do
início até o dia 16 de dezembro, a Igreja se volta para a segunda vinda do
Salvador, que vai acontecer no fim dos tempos.
• de17
até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda do Salvador, que se
encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém
• Entre
os séculos IV e VII já se celebrava o Advento como preparação para o Natal.
• Cor
litúrgica: : vestes do sacerdote,
ornamentação do Altar, também nas flores.
• O
roxo pede mudanças profundas. É símbolo da penitência e da serenidade.
• Duração
do tempo: quatro semanas
• O
terceiro Domingo é chamado "Gaudete” =alegria.
• Nesse
dia, pode-se usar cor . É uma cor
mais suave e significa alegria. Alegrar-se no Senhor.
• Ensinamento:
anúncio da vinda do Messias: O filho de Deus se fez Homem.
• Personagens
bíblicos mais lembrados nesse tempo: Isaías, João Batista e Maria.
• O
Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem
acesas a cada Domingo.
• Outras
anotações: usa-se instrumentos musicais e ornamenta-se o altar com flores;
porém, com moderação.
• Espiritualidade
do Advento:deve ser buscada e vivenciada nas palavras e gestos do Profeta
Izaías e outros profetas, João Batista e Maria:
• Os
profetas anunciaram a vinda do Messias, João Batista o mostrou próximo e Maria
o ofereceu ao mundo.
• É
a espiritualidade que alimenta o desejo-meta de ter Deus perto, caminhando
conosco,
• vivendo
nossos problemas,
• festejando
nossas festas,
• sonhando
nossos sonhos,
• amando
por meio de nós,
• servindo
por meio de nosso serviço aos outros.
• Portanto,
uma espiritualidade aberta a Deus e ao próximo, principalmente, ao necessitado.
• A
recitação do "Glória” é omitida. Por que?
• O
clima de expectativa, de espera e esperança transborda de alegria
• na
noite de Natal, no canto do Glória, quando misturamos nossa voz à dos anjos e
de todo o universo.
• Tempo
de Natal
• É
a festa do aniversário de Jesus.
• Dia
em que Deus quis fazer-se como nós, Ele que nos criou à sua imagem e
semelhança.
• Inicia
em 25 de dezembro termina com a Festa do Batismo do Senhor.
• Toda
semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Natal. São dias tão solenes
quanto o dia 25.
• Jesus
nasceu de fato dia 25 de dezembro?
• Não
se sabe o dia em que Jesus nasceu.
• Em
nosso calendário, estabeleceu-se o dia 25 de dezembro.
• Ela
nasceu a partir de uma festa pagã, em
Roma:
• De
dezembro até março, amanhece tarde e escurece cedo: é como se o sol chegasse à
fraqueza extrema e fosse recuperando o
terreno perdido pelas trevas.
• Na
Roma Antiga celebrava-se essa “recuperação” do sol que vai vencendo as trevas:
festa do Sol Invencível”.
• Os
cristãos “batizaram” essa festa pagã, pois para eles o Sol que vence as trevas
é Jesus.
• Não
se sabe quando se começou a celebrar o Natal
• O
Papa Silvestre I (314-337) incentivou a celebração,
• E
o Papa Júlio I (341-352) tornou oficial essa festa.
• Cor:
Branca e significa paz e vitória.
• Fazia
frio quando Jesus nasceu? Lc 2,8-14
• Símbolos:
presépio; luzes, sinos,
• Tempo
Comum
• O
que evoca a expressão “Tempo Comum?”
• Além
dos momentos especiais, marcados por acontecimentos importantes, que as
famílias vivem durante o ano, elas vivem também do cotidiano, do trabalho
diário, da escola.....
• Vivemos
também do arroz e feijão cotidiano e isso, na maior parte do ao.
• No
ano litúrgico, 33 de suas 52 semanas, constituem o Tempo Comum.
• Mas
o tempo Comum não é inferior ao Natal e Páscoa.
• O
Tempo Comum é marcado pela ação do espírito santo, celebrado em Pentecostes.
• É
o caminhar da Igreja, alimentada pelos sacramentos, seguindo os passos do seu
Senhor, iluminada pelo Espírito de Cristo.
• Caminhar
olhando a vida dos santos e santas e ouvir o chamado à santidade.
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