segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciação Cristã - a importância da Confissão


O sacramento da confissão



Diferente do que muitos pensam, a confissão não é obrigatória no processo da Iniciação Cristã, mas precisamos educar as crianças para este sacramento, afinal, nele se encontra a formação da consciência moral do cristão. Alguns catequistas não dão tanta importância a ele, mas devemos ter a consciência de que a criança não é tão inocente quanto parece. 

Ela também tem desejos de vingança, inveja... devemos portanto, criar a consciência de que isto é real e precisamos catequizá-las montrando-lhes a  importância da confissão para que as crianças aprendam a encontrar com os padres, ministros da misericórdia de Deus, de forma menos tensa.

Muitos catequistas costumam ignorar este quarto mandamento e nem ao menos tentam esta educação.
Na Eucaristia também se perdoa os pecados, mas este processo não é automático. Devemos ensinar a reflexão. O momento da missa, o ato penitencial não exclui o encontro individual do sacramento que meche com nossa sensibilidade, que nos comove, que é terapêutico e fundamental.

Caso esta educação não seja difundida na criança, continuaremos vendo adultos com mentalidade de criança que chega para o padre e diz “eu desobedeci minha mãe” ou chegam dizendo "não tenho pecado".
Este sacramento deve ser trabalhado bem, principalmente nos dias atuais que o mundo está vivendo e difundindo tanto o relativismo.

Precisamos ensinar a ir para a confissão como vão para a eucaristia, e que este é um momento benéfico para a saúde física e religiosa.

Outro ponto importante é que os coordenadores de comunidade possam criar um local agradável para que este sacramento seja realizado, afinal, o que muito se vê hoje são pessoas tendo que ser confessadas em locais pouco próprios à privacidade.


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012


Iniciação Cristã - Palavra e eucaristia


Palavra e eucaristia




A igreja se faz e se alimenta com o pão da palavra e também com o pão da Eucaristia. Este é o tripé que sustenta uma comunidade: Palavra, Liturgia Eucarística e testemunho da caridade. Lembrem-se: uma mesa não se sustenta com menos de três pernas, precisamos portanto deste suporte.

Algumas pessoas se preocupam tanto para que não caia nem uma migalha do Corpo de Cristo e, como diria São Gerônimo, precisamos pensar da mesma forma em relação à palavra de Deus.

Contudo, precisamos também tomar cuidado com as “manias eucarísticas”. Nos dias de hoje Freud teria muito o que tentar explicar. Este é um assunto muito mais sério do que se imagina. Precisamos de uma formação mais sólida. Deixemos de lado a Eucaristia como “amuleto”. Hoje tem se visto muitos maníacos eucarísticos querendo tocar, beijar o Santíssimo quando ele passa. 

Devocionismo eucarístico é diferente de eucaristia. 

Durante algum tempo as pessoas já não estavam entendendo a importância deste tripé, mas depois de quase quatro séculos (época da "Revolta Luterana") estamos finalmente conseguindo devolver a verdadeira importância à eucaristia. Estamos conseguindo finalmente mostrar o verdadeiro Jesus na Hóstia Consagrada e na sua palavra.


Só adorar o Santíssimo Sacramento e não estudar a sua palavra para saber como se comportar diante da sociedade e, ao mesmo tempo transmitir aos irmãos não é o que sugere a igreja.

Pensemos nisto!


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Iniciação Cristã - Quanto tempo leva a preparação para a vida cristã?


Quanto tempo leva a preparação para a vida cristã?




Apesar de as pessoas fragmentarem ela é uma única catequese, não existe três catequeses (Batismo, Eucaristia e Crisma), ms elas são partes de um único processo.

A ordem é batismo, eucaristia e crisma (café da manhã - banho e perfume – janta) e não devemos tratar os três de forma isolada, mas como uma sequência de um único processo para se formar um cristão.

Não é possível só plantar se não se espera o colher dos frutos. Temos que ter a consciência de que a Iniciação Cristã é um processo de unidade que passa pelo Batismo Eucaristia e Crisma. Muitas pessoas estão acostumadas a “abortarem” a fé cristã. Semeiam-se muito a vida, mas não se esperam o nascimento.

Fazer um filho é rápido, mas no país que vivemos devemos esperar ao menos 18 anos que nossos filhos "se formem por completo", caso contrário, seremos condenados socialmente. O mesmo acontece com a vida cristã; batizar é rápido (cerca de 3 minutos), mas devemos assumir o compromisso, devemos ter um projeto de igreja para não trairmos a evangelização.

Batismo é um sinal para dizer que Deus o ama e os pais tem o direito de fazer de tudo (independente do tempo que precisar) para os filhos entenderem isto. É uma decisão de amor. Devemos ensinar os princípios cristãos aos nossos filhos. Da mesma forma que ensinamos a inportancia de se vestir, de se alimentar etc.

A catequese deve ser sempre sacramental não somente de iniciação. O batismo de criança expressa a fé dos pais. Se a família não tem condição de educar na f, (alguns cristãos tradicionais poderão achar estranho esta afirmação), mas se a família não crê, o melhor a fazer é adiar o batismo.

Dizemos sempre que a criança aprende a ser reflexo dos pais por isto pensamos no batismo quando criança. Não podemos negar aquilo que lhe é de direito. Seu filho será aquilo que você o mostrar. Batizar seu filho quando criança é dá-lo o direito de deixar de ser criatura para se tornar filho de Deus. É um ato de fé. Não temos instrumentos para medir a fé das pessoas, mas temos expressões que nos permitem avaliar a fé de cada um.

O batismo é só a porta de entrada para a vida cristã. Se não acompanhamos nosso catequisando nos estudos até a sua maturidade, ele vai ficar na porta, isto significa que não estaremos cumprindo nosso objetivo ao recusar que  ele tenha a oportunidade de entrar ao ambiente cristão.

Quando saímos de casa temos um objetivo e geralmente não paramos no meio do caminho. O batismo é o ponto de partida para formar os cristãos, não podemos parar no meio do caminho.

Lembre-se: caso abandonemos nossos filhos menor de idade seremos condenados socialmente, portanto, não o abandone também no processo de Iniciação Cristã.

Durante muito tempo  as pessoas cultivaram a idéia que era preciso ser batizado para ser gente, para deixarem de ser “bichos”. Hoje algumas pessoas querem se ver livres do processo de Iniciação Cristã e para isto têm lutado para diminuir a idade da primeira comunhão e da crisma já que para algumas pessoas este processo é só mais uma questão cultural. 

Por isto é que somos chamados a vencer os desafios da atualidade. Precisamos colaborar para gerar novos Cristãos escolhendo Jesus Cristo na vida e na morte.

Precisamos de um projeto.

Eu coloco a minha pedra, mas o projeto é maior. É uma escolha muito exigente. Somente quem é apaixonado por Jesus que consegue ser um evangelizador. Devemos se mestres sim, mas sobretudo devemos dar testemunhos.

Evangelizar é mostrar Jesus Cristo em uma realidade humana. Com Ele, por Ele e para Ele.
A TV e a internet evangelizam, mas a tecnologia de Jesus que fazia questão de encontrar um por um para conversar ainda não foi superada.

Precisamos de uma proposta de evangelização que aumente o número de Cristãos, mas que não fuja a essência.


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Iniciação Cristã - Quem pode ser catequista?


Quem é catequista e do que precisamos?




Hoje os pais já não são os únicos catequistas dos seus filhos como acontecia antigamente. Temos uma comunidade que precisa se despertar para a responsabilidade da educação cristã.

Todos somos catequistas e não precisamos de muita coisa para isto. Em muitos momentos tudo o que basta é o seu testemunho.

A formação doutrinal é importante, mas só ela não basta, precisamos experienciar.

Não se esqueçam: palavra convence e o testemunho arrasta.

São Francisco de Assis em alguns momentos quando saia para pregar não dizia uma única palavra. Seu silêncio e suas atitudes já eram suficientes para que outros o acompanhasse.

Outro ponto importante: não devemos seguir fulano ou sicrano. Devemos ser fiéis aos ensinamentos da igreja.


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Iniciação Cristã - Apaixonar-se por Jesus Cristo


Se apaixonar por Jesus Cristo - JC


Muitas atitudes nossas não dão frutos por falta do adubo da Iniciação Cristã - IC.

Diante de uma mudança sócio cultural existem pessoas temendo que esta seja a ultima geração cristã, mas devemos ter em mente que se estamos aqui hoje é por que recebemos esta orientação. E nós, como estamos transmitindo?

Nos primeiros séculos do cristianismo as pessoas não tinham medo ou vergonha de se assumirem. E muitos tiveram que enfrentar de tudo para que o nome de Jesus Cristo chegasse até os dias de hoje. Foram guerras, derramamento de sangue...

E nós, o que temos feito?

São Tertuliano já dizia: “não se nasce cristão, torna-se cristão”.

Este tornar-se cristão depende daquilo que transmitimos e do que recebemos. Não é uma coisa nata, mas é escolha.

Hoje vivemos uma mudança de época como aconteceu séculos atrás com o Iluminismo e a Idade Média. Mudança de época implica também em mudança de pedagogia e de atitudes.

A princípio, a catequese deve pensar: qual é a nossa realidade hoje? Qual é o nosso objetivo? Como devemos agir para atingirmos o nosso objetivo? Quais cuidados devemos tomar ao transmitir a palavra de Cristo?

Não nos esquecamos que a igreja não se preocupa com quantidade, mas devemos pensar como alguns santos da igreja: a vida cristã comporta em fazer a diferença, mudar os costumes, viver e pensar assim como Jesus Cristo e é por isto que dizemos não ser uma vida fácil.

Apaixonar-se por Jesus Cristo é a base para a verdadeira conversão.

Como é bonito ouvir alguém dizer que se “converteu” que “não está mais no mundo”, porém, temos que ter noção de que este é um processo constante na luz do espírito. Não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Conversão é um processo contínuo. A busca deve ser constante, se esta busca faltar, que sentido vai ter a igreja?

É uma mudança de mente, é pensar à maneira de Cristo e não humana. Como nós podemos fazer as pessoas pensarem à maneira de Cristo?

Precisamos primeiro nos apaixonar por Jesus Cristo (JC). Esta é a base para ajudar na conversão de crianças, adolescentes e adultos. Toda ação eclesial deve partir desta paixão por Jesus Cristo.
O que há em Jesus que nos desperta o fascínio?

A paixão por Jesus nos leva ao arrependimento, à confissão e a verdadeira conversão espiritual e pastoral. Ou fazemos isto ou não atingiremos nossos objetivos. Nada acontece se faltar a fé viva que inflama de dentro. Por isto que dizemos que devemos sempre nos abastecer das fontes da palavra e da eucaristia.



Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eucaristia da comunidade Matriz de Brumado

A comunidade matriz está em festa com a celebração da primeira Eucaristia. aproveitamos par lembrar que toda a comunidade cristã que também é responsável por eles. Precisamos ajudar para que estas crianças não interrompam os estudos da Iniciação Cristã. 

Que venha a preparação para o crisma!

Obs: 
Agradecemos o Sr. Manoel por ter nos enviado as fotos. Caso alguém tenha mais alguma foto e queira compartilhar é só enviar para o nosso e mail que a gente publica: 


Segue algumas fotos.

Retiro com os catequizandos.





O grande dia.











Encontro da Iniciação Cristã (IC) em Livramento de N. Senhora (BA)

REGIONAL NORDEST-3- REGIÃO PASTORAL IV
(Arqui)Dioceses: Vitória da C. - Caetité - Jequié - Livramento de N. Senhora (BA)


Catequistas de Brumado e toda a região participaram do encontro da Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora (BA) no ultimo final de semana (dias 19 e 20 de maio de 2012). Estiveram presentes também Bispos e Padres das (Arqui) dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora , Jequié e Vitória da conquista.

No encontro foram discutidas questões como as bases da vida cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), também algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da catequese das comunidades e, além disto, foram levantadas algumas propostas para melhorias do trabalho em comunidade.

Aguardem nas próximas postagens faremos a transcrição de alguns comentários realizados pelos participantes e também por Dom Armando (Bispo da diocese de Livramento) e Dom Ricardo (Bispo da diocese de Caetité)

Segue algumas fotos dos participantes das reuniões:

Momento de oração inicial.









 Início da pregação (Dom Armando).








Dom Armando.




Intervalo.


Discussões em grupo. Foram divididos 6 grupos para tratar da temática Batismo, Crisma e Eucaristia (um tema para cada dois grupos).























Explanação dos comentários dos grupos.







O Encontro no domingo (dia 20 de maio) iniciou com a Celebração da Santa missa.















Dom Ricardo (Bispo na Diocese de Caetité) realiza o comentário do evangelho do dia. (Aguardem a transcrição do mesmo na próxima postagem.






De volta a reunião, os grupos continuam com as discussões.






Momento de culminância.