domingo, 6 de maio de 2012

Silêncio, por favor!


07 de maio dia do silêncio




Conceito de silêncio: ausência de barulho.

Nosso mundo está ficando muito barulhento. E, com isso até nossos pensamentos também ficam "barulhentos". Precisamos, com urgência, recuperar o silêncio dentro e fora de nós. Para isso, temos que aprender a ouvir o silêncio. Mas, para aprender a ouvir o silêncio, primeiro temos que, simplesmente, aprender a ouvir.
 Em nossas igrejas o que mais se vê hoje são pessoas que entram e por algum motivo querem fazer deste ambiente uma extensão da sua vida tumultuada. Sabemos que de alguma forma as pessoas antigamente respeitavam mais este momento de reflexão dentro e fora da igreja podemos perceber isto em momentos como da quaresma. Este período foi criado para a reflexão e meditação dos mistérios divinos por isto ninguém escutava música na quaresma, era um período onde as pessoas se recolhiam verdadeiramente. 
Hoje, poucas pessoas conseguem viver este momento.
 É incrível perceber que muitos cristãos respeitam mais o silêncio em uma biblioteca, ou em um Fórum, do que o silêncio em uma igreja. 
 Precisamos começar a repensar algumas atitudes nossas diante das normas religiosas. Hoje não sabemos o que anda acontecendo para as pessoas não respeitarem isto, talvez a falta de educação religiosa tenha ajudado a transformar o ambiente santo em um lugar muitas vezes constrangedor, principalmente para aqueles que não conseguem entrar em sintonia com o silêncio do Sacrário.
 Irmãos, temos que aprender e divulgar que a casa de Deus é lugar de silêncio. Como dizia a Beata Jacinta Marto: 'Nossa Senhora não quer que a gente fale na igreja". Existe um ditado popular que diz: "dois sentidos não se assimilam". ou você presta atenção no que o Cristo quer lhe dizer ou você fica ai falando, falando e construindo sua insignificância diante do mundo.
 Deus se manifesta quando nos silenciamos. Nós como igreja, precisamos aprender a nos recolher sempre no silêncio, na oração para escutar, procurando entender o significado profundo das palavras do Senhor. Por isto é que não podemos dizer que o silêncio não é o ‘nada’ como podemos pensar em um primeiro momento, mas um espaço cheio de significações. Ele nos faz perceber o mundo de forma diferente.
 Deus não gosta de barulhos e perturbações a prova disto é que antes d`Ele fazer os céus e a terra, antes de se fazer os seres que habitariam a terra, Ele fez primeiro o silêncio. 
 Deus gosta do silêncio e podemos concluir que tenha sido por isto que a virgem Maria e seu esposo José tenham se transformado em família atenta e discreta que esqueceram muitas vezes de serem pais para serem somente discípulos seguidores, sem criticas, sem muita conversa. Apenas "guardando tudo meditando em seu coração" (Lc 2,19)
 Muitos outros servos cristãos como Santa Maria Faustina Helena Kowalska, São Ambrósio, Santo Agostinho, Santo Antão entre tantos outros acolheram o silêncio para poderem viver em plenitude com o pai.
Deus vivia no silêncio e não são poucas as vezes que ele nos propõe esta prática. Vejamos alguns destes convites do pai:
 Para começar, foi no cume do monte Sinai no silêncio do Monte, que Deus ditou as Suas valiosíssimas ordens:

"O Senhor desceu sobre o cume do monte Sinai; e chamou Moisés ao cume do monte. Moisés subiu..." (Ex 19,20) 
Em Êxodo 24 esta mensagem é bem explícita:
 13.Moisés levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu o monte de Deus.14.E disse aos anciãos: “Esperai-nos aqui até que voltemos. Tendes convosco Aarão e Hur. Se alguém tiver um litígio, dirigir-se-á a eles.”15.Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte16.e a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do seio da nuvem.17.Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte.18.Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites.

Moisés subiu sozinho ao monte e passou quarenta dias meditando, em total harmonia com o Senhor. Ninguém consegue meditar no meio do barulho ou com outra pessoa ao lado puxando conversa. 
O Santo profeta Zacarias também dá sua contribuição nesta reflexão:

"Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada" (Zc 2,17)

Também disse o Santo Profeta Sofonias:

"Silêncio diante do Senhor Javé!" (Sf 1,7)

E o Santo Profeta Habacuc disse:

"Mas o Senhor reside em sua santa morada; silêncio diante dele, ó terra inteira!" (Hab 2,20)

E o Santo disse:

"Se pudésseis guardar silêncio, tomar-vos-iam por sábios" (Jó 13,5)

E o Santo Profeta Jeremias dizia:

"Bom é esperar em silêncio o socorro do Senhor" (Lm 3,26).

"Permanecendo só e em silêncio, quando Deus lho determinar!" (Lm 3,28)
No livro dos Provérbios está escrito:

"...o homem sábio guarda silêncio" (Pr 11,12) 
 Até o próprio Jesus ensinou-nos esta prática. Ele não orava no meio da multidão, mas sempre se retirava da cidade para orar. E quando os discípulos pedem para que Jesus os ensine a conversar com Deus Ele diz:
"Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á" (Mt 6,6)

Quando ele disse "fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo" é o mesmo que estar dizendo "cale-se e reze em silêncio!" Assim o Pai que está vendo tudo no secreto, possa te recompensar!

Por isto que insistimos em dizer que precisamos aprender e também ensinar as pessoas que, quando se encontrarem diante do santíssimo, ajoelhe-se em silêncio, se não puderes joelhar diz o Senhor dos exércitos: "Senta-te em silêncio" (Is 47,5). Fale menos, ouça mais. 
O Santo Rei Davi nos diz "Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele" (Sl 36,7). "nada temas" (Gn15,1). Caso você não consiga ficar segurar o sentimento contigo e sentires a necessidade de externalizar observe a fala do Santo Profeta Ezequiel: "Suspira em silêncio" (Ez 24,17). É no silêncio do sacrário que Deus irá escutar o gemido da nossa alma, e assim, em silêncio, não estaremos quebrando o silêncio que é a beleza do sacrário.
Que possamos neste mês mariano pedir à mãe que interceda-nos o dom do silêncio. Oremos a música de Paulo Roberto para que consigamos entender o tema proposto acima:

"Maria, guardavas tudo
com grande atenção,
palavras e gestos de Cristo
em teu coração.  
Ensina, Maria,
tua gente a escutar.
Desperta teus filhos
que o Pai quer falar.
Maria, falavas pouco,
deixavas falar.
Aprende-se mais ouvindo,
aprende-se a amar."



Paz e bem a todos!




Referência
http://catolicostradicionais.blogspot.com.br/2011/08/o-silencio-na-igreja.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário