segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciação Cristã - Apaixonar-se por Jesus Cristo


Se apaixonar por Jesus Cristo - JC


Muitas atitudes nossas não dão frutos por falta do adubo da Iniciação Cristã - IC.

Diante de uma mudança sócio cultural existem pessoas temendo que esta seja a ultima geração cristã, mas devemos ter em mente que se estamos aqui hoje é por que recebemos esta orientação. E nós, como estamos transmitindo?

Nos primeiros séculos do cristianismo as pessoas não tinham medo ou vergonha de se assumirem. E muitos tiveram que enfrentar de tudo para que o nome de Jesus Cristo chegasse até os dias de hoje. Foram guerras, derramamento de sangue...

E nós, o que temos feito?

São Tertuliano já dizia: “não se nasce cristão, torna-se cristão”.

Este tornar-se cristão depende daquilo que transmitimos e do que recebemos. Não é uma coisa nata, mas é escolha.

Hoje vivemos uma mudança de época como aconteceu séculos atrás com o Iluminismo e a Idade Média. Mudança de época implica também em mudança de pedagogia e de atitudes.

A princípio, a catequese deve pensar: qual é a nossa realidade hoje? Qual é o nosso objetivo? Como devemos agir para atingirmos o nosso objetivo? Quais cuidados devemos tomar ao transmitir a palavra de Cristo?

Não nos esquecamos que a igreja não se preocupa com quantidade, mas devemos pensar como alguns santos da igreja: a vida cristã comporta em fazer a diferença, mudar os costumes, viver e pensar assim como Jesus Cristo e é por isto que dizemos não ser uma vida fácil.

Apaixonar-se por Jesus Cristo é a base para a verdadeira conversão.

Como é bonito ouvir alguém dizer que se “converteu” que “não está mais no mundo”, porém, temos que ter noção de que este é um processo constante na luz do espírito. Não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Conversão é um processo contínuo. A busca deve ser constante, se esta busca faltar, que sentido vai ter a igreja?

É uma mudança de mente, é pensar à maneira de Cristo e não humana. Como nós podemos fazer as pessoas pensarem à maneira de Cristo?

Precisamos primeiro nos apaixonar por Jesus Cristo (JC). Esta é a base para ajudar na conversão de crianças, adolescentes e adultos. Toda ação eclesial deve partir desta paixão por Jesus Cristo.
O que há em Jesus que nos desperta o fascínio?

A paixão por Jesus nos leva ao arrependimento, à confissão e a verdadeira conversão espiritual e pastoral. Ou fazemos isto ou não atingiremos nossos objetivos. Nada acontece se faltar a fé viva que inflama de dentro. Por isto que dizemos que devemos sempre nos abastecer das fontes da palavra e da eucaristia.



Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário