segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciação Cristã - a importância da Confissão


O sacramento da confissão



Diferente do que muitos pensam, a confissão não é obrigatória no processo da Iniciação Cristã, mas precisamos educar as crianças para este sacramento, afinal, nele se encontra a formação da consciência moral do cristão. Alguns catequistas não dão tanta importância a ele, mas devemos ter a consciência de que a criança não é tão inocente quanto parece. 

Ela também tem desejos de vingança, inveja... devemos portanto, criar a consciência de que isto é real e precisamos catequizá-las montrando-lhes a  importância da confissão para que as crianças aprendam a encontrar com os padres, ministros da misericórdia de Deus, de forma menos tensa.

Muitos catequistas costumam ignorar este quarto mandamento e nem ao menos tentam esta educação.
Na Eucaristia também se perdoa os pecados, mas este processo não é automático. Devemos ensinar a reflexão. O momento da missa, o ato penitencial não exclui o encontro individual do sacramento que meche com nossa sensibilidade, que nos comove, que é terapêutico e fundamental.

Caso esta educação não seja difundida na criança, continuaremos vendo adultos com mentalidade de criança que chega para o padre e diz “eu desobedeci minha mãe” ou chegam dizendo "não tenho pecado".
Este sacramento deve ser trabalhado bem, principalmente nos dias atuais que o mundo está vivendo e difundindo tanto o relativismo.

Precisamos ensinar a ir para a confissão como vão para a eucaristia, e que este é um momento benéfico para a saúde física e religiosa.

Outro ponto importante é que os coordenadores de comunidade possam criar um local agradável para que este sacramento seja realizado, afinal, o que muito se vê hoje são pessoas tendo que ser confessadas em locais pouco próprios à privacidade.


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário