segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciação Cristã - Quanto tempo leva a preparação para a vida cristã?


Quanto tempo leva a preparação para a vida cristã?




Apesar de as pessoas fragmentarem ela é uma única catequese, não existe três catequeses (Batismo, Eucaristia e Crisma), ms elas são partes de um único processo.

A ordem é batismo, eucaristia e crisma (café da manhã - banho e perfume – janta) e não devemos tratar os três de forma isolada, mas como uma sequência de um único processo para se formar um cristão.

Não é possível só plantar se não se espera o colher dos frutos. Temos que ter a consciência de que a Iniciação Cristã é um processo de unidade que passa pelo Batismo Eucaristia e Crisma. Muitas pessoas estão acostumadas a “abortarem” a fé cristã. Semeiam-se muito a vida, mas não se esperam o nascimento.

Fazer um filho é rápido, mas no país que vivemos devemos esperar ao menos 18 anos que nossos filhos "se formem por completo", caso contrário, seremos condenados socialmente. O mesmo acontece com a vida cristã; batizar é rápido (cerca de 3 minutos), mas devemos assumir o compromisso, devemos ter um projeto de igreja para não trairmos a evangelização.

Batismo é um sinal para dizer que Deus o ama e os pais tem o direito de fazer de tudo (independente do tempo que precisar) para os filhos entenderem isto. É uma decisão de amor. Devemos ensinar os princípios cristãos aos nossos filhos. Da mesma forma que ensinamos a inportancia de se vestir, de se alimentar etc.

A catequese deve ser sempre sacramental não somente de iniciação. O batismo de criança expressa a fé dos pais. Se a família não tem condição de educar na f, (alguns cristãos tradicionais poderão achar estranho esta afirmação), mas se a família não crê, o melhor a fazer é adiar o batismo.

Dizemos sempre que a criança aprende a ser reflexo dos pais por isto pensamos no batismo quando criança. Não podemos negar aquilo que lhe é de direito. Seu filho será aquilo que você o mostrar. Batizar seu filho quando criança é dá-lo o direito de deixar de ser criatura para se tornar filho de Deus. É um ato de fé. Não temos instrumentos para medir a fé das pessoas, mas temos expressões que nos permitem avaliar a fé de cada um.

O batismo é só a porta de entrada para a vida cristã. Se não acompanhamos nosso catequisando nos estudos até a sua maturidade, ele vai ficar na porta, isto significa que não estaremos cumprindo nosso objetivo ao recusar que  ele tenha a oportunidade de entrar ao ambiente cristão.

Quando saímos de casa temos um objetivo e geralmente não paramos no meio do caminho. O batismo é o ponto de partida para formar os cristãos, não podemos parar no meio do caminho.

Lembre-se: caso abandonemos nossos filhos menor de idade seremos condenados socialmente, portanto, não o abandone também no processo de Iniciação Cristã.

Durante muito tempo  as pessoas cultivaram a idéia que era preciso ser batizado para ser gente, para deixarem de ser “bichos”. Hoje algumas pessoas querem se ver livres do processo de Iniciação Cristã e para isto têm lutado para diminuir a idade da primeira comunhão e da crisma já que para algumas pessoas este processo é só mais uma questão cultural. 

Por isto é que somos chamados a vencer os desafios da atualidade. Precisamos colaborar para gerar novos Cristãos escolhendo Jesus Cristo na vida e na morte.

Precisamos de um projeto.

Eu coloco a minha pedra, mas o projeto é maior. É uma escolha muito exigente. Somente quem é apaixonado por Jesus que consegue ser um evangelizador. Devemos se mestres sim, mas sobretudo devemos dar testemunhos.

Evangelizar é mostrar Jesus Cristo em uma realidade humana. Com Ele, por Ele e para Ele.
A TV e a internet evangelizam, mas a tecnologia de Jesus que fazia questão de encontrar um por um para conversar ainda não foi superada.

Precisamos de uma proposta de evangelização que aumente o número de Cristãos, mas que não fuja a essência.


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário