sexta-feira, 4 de maio de 2012

Preparemos para o Pentecostes

Pentecostes




A igreja começa a se preparar para a grande festa de pentecostes que acontecerá dia 28 de maio. Em 2011, no dia de Pentecostes o Papa Bento XVI recordou que o Pentecostes, além de marcar a conclusão do tempo da Páscoa, constitui “o ‘batismo’ da Igreja, batismo no Espírito Santo”.

É necessário que entendamos que o Espírito Santo que recebemos no dia do nosso batismo necessita sempre ser renovado para que possamos sempre viver das coisas do alto, afinal, muitas pessoas foram batizadas no espírito, mas não vivem as coisas de Deus.

Em várias passagens bíblicas Deus nos orienta a deixarmos as coisas terrenas e buscar diariamente a nossa conversão. Dizemos diariamente por que, como diria Pe. Léo: "a convenção não ocorre de uma hora ara outra, ela é fruto de um trabalho contínuo, é uma luta interior". ou seja, com tantas tentações existentes não se torna fácil estar sempre em plenitude com o Pai.

A respeito do que aconteceu no dia de pentecostes, onde todos começaram a falar em diversas línguas Bento XVI Comenta: “A voz de Deus diviniza a linguagem humana dos Apóstolos, que se tornam capazes de proclamar de modo “polifônico” o único Verbo divino. O sopro do Espírito Santo enche o universo, gera a fé, arrasta a verdade, estabelece a unidade entre os povos”. 

"1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.2.De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.3.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.4.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At. 2)

O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos com Nossa Senhora, mas isto não ocorreu em um só momento. Analisando o exemplo da virgem Maria, esta recebeu diversas vezes o Espírito Santo. Desde o momento da sua concepção até o momento da ascensão. Com isto, percebemos que recebe-lo não se restringe ao dia do batismo, mas sempre que estivermos fracos roguemos a Jesus que Ele "rogará ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco"(Jo 14, 16).

Portanto, peçamos sempre que Jesus nos envie sempre o Consolador para que estejamos sempre atentos aos seus ensinamentos. Sabemos que só através do Espírito santo que conseguimos entender as coisas do alto. os próprios discípulos só tiveram seus "olhos abertos" da cegueira do pecado quando verdadeiramente acolheram a terceira pessoa da Santíssima Trindade. 

"Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito".(Jo 14,16) Só com Ele que os discípulos puderam definitivamente dar testemunho do que vivenciaram ao lado do Cristo. "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim".(Jo 15,26)

Quando estamos repletos o Espírito agem em nós segundo a vontade de Deus. "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." (Gl 2,20).

Sempre renascer no Espírito. Isto e nada mais é o que Jesus propõe a Nicodemos (Jo 3).

O pai quer você cheio, transbordante (assim como Maria) no Espírito Santo. Por isto é que propomos aos catequistas que mostrem aos catequisandos a importância de nos prepararmos para a solenidade de pentecostes! Quanta gente ainda não entende o verdadeiro significado e a importância desta celebração...

"Quanta gente ainda não teve a graça de receber a efusão do Espírito Santo. Uma coisa é você ter o Espírito Santo; outra, é Ele ter você, a ponto de conduzir a sua vida de tal maneira que você precise estar cheio d'Ele para que possa agir com os dons existentes em você.

Oremos assim: "Jesus, eu quero ser filho de Deus cheio do Espírito Santo. Quero nascer da água e do Espírito. Batiza-me, Senhor, no Seu Espírito. Amém"." (Pe. Jonas Abib)


Paz e Bem a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário