segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º de Maio é o Dia do Trabalhador e festa de São José Operário.



A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Neste dia 1º. de maio, que o mundo do trabalho adjudicou como festa própria, eu, Vigário de Cristo, queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres. Tomado neste sentido pelos operários cristãos, o 1º. de maio, em vez de ser fomento de discórdias, de ódio e de violências, é e será um convite constante à sociedade moderna a completar o que ainda falta à paz social. Seja, portanto, o 1º. de maio uma festa cristã, um dia de júbilo para a triunfo concreto e progressivo dos ideais da grande família do trabalho” (cf. O Santo do Dia, S. Conti, Vozes, 4ª.ed., p.189). Depois de proferir essas palavras o papa instituiu neste dia a Festa de São José Operário, Protetor e Modelo de todos os trabalhadores.

No Evangelho de São Mateus, Capítulo 13, versículo 55, falando sobre Jesus encontramos a frase: “Não é ele o filho do carpinteiro”. No latim antigo São José é denominado no evangelho de “faber”, uma profissão ambivalente, incluindo o marceneiro e o ferreiro. Portanto, podemos crer que na sua pequena oficina em Nazaré, José desenvolveu essas duas profissões. No Evangelho de São Mateus 1, 19, falando sobre Maria encontramos a frase: “José, seu esposo, era um homem justo…”. Na linguagem bíblica isso significa um homem repleto de todas as virtudes, de santidade completa. Homem orante, trabalhador, respeitador, bondoso e honesto. Sendo assim, acreditamos que seu relacionamento com seus fregueses era inspirado no respeito, na justiça, na honestidade e dignidade. É neste sentido que o papa Pio Xll colocou São José como modelo e protetor dos operários neste dia 1º. de maio.

São José, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).

Que Deus através da intercessão de São José Operário abençoe todos os trabalhadores do mundo inteiro.

São José Operário, rogai por nós!



Fonte:http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=1&mes=5
 http://caminharnamissao.blogspot.com.br/2012/04/festa-de-sao-jose-operario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário