sábado, 21 de abril de 2012

Feriado de Tiradentes. Reflita este artigo conosco!

Qual história devo estudar?

Tiradentes

Biografia: 
Nasceu: Fazenda do Pombal, 16 de agosto de 1746 Morreu: Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792 Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, participou da Inconfidência Mineira, um movimento iluminista brasileiro. Foi executado e esquartejado pelo governo português. Sua cabeça foi fincada em um poste em Vila Rica e outras partes do corpo foram expostos nas estradas da região.
Lado herói: 
Mártir. Ícone da independência do Brasil.
Lado Vilão: 
Tiradentes foi apenas um bode espiatório de uma revolução que se dizia iluminista, mas estava mais preocupada com o quinto do ouro das Minas Gerais que era enviado à Portugal. Tiradentes era alferes, na hierarquia militar antiga, a patente de oficial abaixo de tenente. Participaram da tentativa de derrubar o governo português, por exemplo, dois coronéis, Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, e dois poetas famosos até hoje, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. 
Durante anos no colegial é isto que estudamos para o dia 21 de abril, mas e os feriados santificados, estamos estudando-os como realmente se deve? Com o que estamos ocupando nossos tempos de estudos? E o heróis da igreja, estamos dando atenção a eles? Costumamos ver sempre pessoas que são adeptas às histórias revolucionárias que marcaram a humanidade (movimentos como as Diretas Já, Comunismo, Pessoas como Che Guervara, o próprio Tiradentes) e transforma estas pessoas em seus ídolos. Para nós cristãos católicos, qual a vantagem disto?

Uma breve análise sobre isto: 

Sabemos que quando uma pessoa vai estudar engenharia nenhum professor pede para as pessoas estudarem as formas que acham que vão dar certo. Quando se vai estudar medicina ninguém estuda os grandes erros e sim as grandes descobertas da ciência. Por isto meus irmãos, vamos parar de estudar e de nos preocupar com os erros dos outros, mas vamos nos preocupar com as grandes maravilhas de Deus em nosso meio. Vamos estudar as histórias das grandes maravilhas de Deus em nosso meio. Vamos estudar as histórias das grandes famílias que foram beatificadas e não as histórias que não deram certo.



Quando vamos estudar os evangelhos não começamos a estudar a história de Judas e sim a história de Cristo e as histórias das vidas dos discípulos de Jesus.

Nós nascemos para dar certo!

Estamos cansados de ouvir alguns “cristãos” dizerem que não vão na igreja por que tem uma pessoa lá que ela não gosta ou por causa de algum erro cometido por alguém que estava na caminhada. 

Meus irmãos, devemos ir a igreja sempre, mas não ficar nos preocupando com os erros alheios. Quando alguém errar, ajude-o! Se não puder ajudá-lo, ore a Deus por ele! Mas não deixe de estudar a palavra de Deus assim como seus grandes discípulos. 

Aqui vai algumas dicas de famílias que deram certo, estude a história da vida de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Santa Terezinha, Santa Luzia, São Francisco de Assis, Beato João Paulo II...

Não se deixem levar pelas demais histórias que só te levam ao erro ou ao pecado.


Paz e bem a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário