quinta-feira, 19 de abril de 2012

Namoro cristão: Sansão e Dalila






Sansão é um exemplo bíblico de como a desobediência de um jovem crente às ordenança de Deus pode trazer infelicidade. Ele tinha tudo para ter êxito. Fujamos todos deste comportamento! Eis um resumo da sua vida amorosa.
 Sansão nasceu de um milagre, de uma promessa de Deus. Por duas vezes, o Anjo do Senhor apareceu e fez promessas a sua mãe, pelo motivo de que era um mulher estéril. Deus cumpriu com o prometido. Sansão nasceu e crescia cheio do Espírito Santo . Até o dia que seus olhos se encantaram com uma mulher de família de ímpios.
 Desde cedo, seu coração era atraído por iscas malignas. A Bíblia registra que tanto seu pai quanto sua mãe o advertiram por isso. Mas ficou apenas em uma advertência; não insistiram o bastante em seus conselhos. A pedido de Sansão, eles até o acompanharam à casa da primeira mulher de que ele gostara:

"Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus..." (14:1). Desta vez ele pediu que os pais conseguissem esta mulher para ele mas eles responderam: "Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar espos dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado" (14:3). Deus já havia mandado que Sansão iniciasse a libertação dos israelitas das mãos dos filisteus, porém ele estava apaixonando-se por mulher filistéia (13:5)! Isso provocou terríveis complicações (veja capítulos 14 e 15).A partir desse episódio a sua vida começou a correr ainda mais perigo. O diabo procurava matá-lo pela mão dos fislisteus.

Continuando com sua desobediência, Sansão começou a procurar por prostitutas. "Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela" (16:1). Deus não tinha em mente a infelicidade dele. Nem aprovava suas atitudes. No entanto, Sansão sempre escolhia o caminho errado. Por isso Deus apenas adaptou os planos quanto a destruição dos filisteus.

"Depois da prostituta, aconteceu que seafeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila" (16:4). Todo dia, ela perguntava a Sansão onde estava o segredo de sua força; ele sempre se esquivava contando mentiras. Até que começou a se angustiar muito, por causa da importunação constante, com que ela molestava sua alma. Foi por isso, que ele revelou que o segredo de sua força, era seu cabelo comprido que nunca tinha sido cortado.

Dormindo ele, cortaram seu cabelo.

Não deixemos que a aparência se torne muito importante nas nossas relações.
Pensando que, como de costume, ele se livraria deles com facilidade, desta vez tinha se enganado.Ele ficou escravo por que O Espírito do Senhor já o tinha abandonado porque ele proseguira no caminho da desobediência e ainda mais: abrira seu coração, com isto revelara toda sua intimidade para uma mulher infiel.

"E os filisteus, tomando-o, furaram-lhe os olhos e levaram-no a Gaza ligado com uma dupla cadeia de bronze, e ali meteram-no na prisão, fazendo-o girar a mó".(juizes 16:21) No fim, ele cumpriu o propósito de Deus quanto a destruição dos filisteus, mas foi a custa da sua própria vida.

“26.Sansão disse ao jovem que o conduzia pela mão: Deixa que eu toque as colunas que sustêm o templo, e que me apóie a elas.27.Ora, o templo estava repleto de homens e mulheres, e estavam ali todos os príncipes dos filisteus; havia cerca de três mil pessoas, homens e mulheres, que do teto olhavam o prisioneiro dançar.28.Sansão, porém, invocando o Senhor, disse: Senhor Javé, rogo-vos que vos lembreis de mim. Dai-me, ó Deus, ainda esta vez, força para vingar-me dos filisteus pela perda de meus olhos.29.Abraçando então as duas colunas centrais sobre as quais repousava todo o edifício, pegou numa com a mão direita e noutra com a mão esquerda, e gritou:30.Morra eu com os filisteus! Dizendo isso, sacudiu com todas as suas forças o edifício, que ruiu sobre os príncipes e sobre todo o povo reunido. Desse modo, matou pela sua própria morte muito mais homens do que os que matara em toda a sua vida.31.Então desceram a Gaza os seus irmãos e toda a sua família paterna, tomaram-no, e tendo voltado, sepultaram-no no túmulo de seu pai, entre Sorea e Estaol. Sansão fora juiz em Israel durante vinte anos.” (Juizes16:26-31)


Ele morreu jovem, não teve um amor verdadeiro, não se casou, não formou um lar, não deixou filhos. Era fruto de uma promessa mas pôs tudo a perder pela desobediência insistente em cobiçar as coisas mundanas.

Para sua meditação:

Fiel deve procurar por fiel para namoro e casamento. A Bíblia aconselha isso tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Infelizmente, todo dia, tem cristão saindo dos limites estabelecidos por Deus. O diabo continua lá: enganando e destruindo a vida de muitos jovens que têm procurado imitar Sansão.

Se este é o seu caso, não se engane nem se deixe enganar. Namoro de cristão é com cristão, e com um detalhe importante : na direção do Senhor. Você ora, espera, e Ele prepara o seu par.

Quando Ele escolher, aí sim, você começa namorar. Namoro com garantia do Senhor sempre dá certo! Vale a pena confiar Nele!


Referência:
http://namorocristao.blogspot.com.br/2005/10/sanso-e-dalila.html
http://www.estudosdabiblia.net/d118.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário